quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Regresso


A Propósito da Comunicação

O que é um regresso, ou será que se trata de uma partida, pode ser, simplesmente, um acaso de encontro...
(E) se lá estivessem pombas, assustadas, uma debandada.

Seja antes um regresso!
Uma chegada. A chegada. Esta

3 comentários:

Unknown disse...

Quando penso em comunicação, o primeiro termo que me ocorre é a comunicação humana, na medida em cada um de nós depende dela para nos inter-relacionarmos no nosso quotidiano. E o que é a comunicação humana? É um processo que envolve troca de informações utilizando a simbologia como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo um número infinito de maneiras de comunicar: conversando face a face, através de gestos, através da escrita entre outros. A imagem traduz sem dúvida uma forma de comunicação; o pequeno gesto transmite a cada um de nós informações que vamos codificar tendo em conta as nossas expectativas… Partida ou chegada? Ninguém sabe, mas é de certo uma fonte de comunicação muito forte. Ainda a propósito da chegada ou da partida:

Durante a nossa vida:

Conhecemos pessoas que vem e que ficam,
Outras que, vem e passam.
Existem aquelas que,
Vem, ficam e depois de algum tempo se vão.
Mas existem aquelas que vem e se vão com uma enorme vontade de ficar...
Charles Chaplin


Raquel Lopes

Unknown disse...

A comunicação humana é a forma como os indivíduos se relacionam entre si, através desta podem trocar sentimentos, informações, experiências e emoções. Cada indivíduo codifica a informação em função das suas expectativas.
Sem a comunicação, cada um de nós seria um ser isolado. As formas de comunicar podem ser diversas, nomeadamente através de palavras, gestos, movimentos do corpo ou olhares. A escrita nem sempre causa estímulos, enquanto que a imagem desperta emoções.
A imagem refere-se a uma forma de comunicação, a comunicação não-verbal. Como se costuma dizer, "Uma imagem vale mais que mil palavras". Apesar da criança não verbalizar a sua mensagem, através do gesto da mão é nos fácil perceber que poderá ser um levantar de mão de despedida ou de chegada. A partida poderá ser somente um regresso.

" Os que desprezam os pequenos acontecimentos nunca farão grandes descobertas. Pequenos momentos mudam grandes rotas". Augusto Cury

Anónimo disse...

Comunicar é relacionarmos-nos com os outros.

Está presente em cada acto nosso e também quando tentamos não agir (através de expressões, gestos, posturas). Por exemplo, comunicamos com seres iguais a nós e para isso usamos uma codificação que ambos entendemos.

No entanto se tentarmos comunicar com seres um pouco diferentes de nós a codificação muda: quando tentamos comunicar com surdos, não vamos usar a linguagem corrente mas vamos utilizar uma comunicação compatível com eles, com gestos por exemplo. Ou com pessoas com necessidades especiais, que não falam e não têm capacidade de nos entender ainda que falemos bastante bem, eles não entendem, é possível comunicar através de sorrisos, de olhares, de expressões...

Também o Mundo comunica connosco, visualmente, todos os dias vemos televisão, vamos a Internet e somos bombardeados com anúncios, com ideias, somos informados do que nos rodeia. Comunicar é isto e muito mais.

Relativamente a imagem, uma foto. Cada um interpreta a sua maneira, não há forma mais subtil de dizer algo que uma imagem: é uma chegada ou uma despedida? Será um sim ou um não? Só naqueles míseros segundos que se captou a imagem e quem lá esteve sabe e pode inferir se foi ou não uma chegada ou uma despedida, ou até uma brincadeira. A verdade é que as imagens se eternizam. Daqui a 20 anos podemos olhar de novo e perguntar exactamente o mesmo. E daqui a 50 anos, exactamente a mesma dúvida. Comunicar, eis a questão?!

http://youtu.be/KOspn9tCsV4